DICAS PARA INICIAR SUA FANFIC

|

Hellou pandas!
Todo mundo 'tá sussa na motinha?
Antes, pra quem não me conhece me chamo Juliana (está desmaiada). Podem me chamar de Juba. Assino como Danger.

A aula/dica de hoje vai ser de como você pode se organizar pra começar sua fanfic e prevenir erros que podem prejudicar sua escrita. Vamos às dicas!

1- Faça um plot:

O que é plot?
Plot é o modo em que você planeja a fanfic.
É necessário que você tenha em mente o começo, meio e fim de sua estória. Conheço muitas escritoras maravilhosas que começaram fanfics sem noção de como terminar e acabaram as abandonando por falta de criatividade.

PELA NOSSA SENHORA DO PUDIM! Não façam isso amores!

O plot acaba com esse problema; você pode escrevê-lo no word, num caderno, em seu celular. Em Qualquer lugar.
Nele você escreve a ideia base de sua fanfic, sobre os personagens (nomes, funções e intérpretes na fanfic), a cidade e país onde se passa a ficção.

Isso ajuda a você desenvolver ideias para o início. Ao escrever as informações da história, você passa a imaginar como e/ou em que cena poderia se iniciar a estória.
2- Não comece o primeiro capítulo com apresentações

Quem nunca viu aquelas fanfics que começam assim:
"Oi, meu nome é Jurema Pinto. Tenho dezesseis anos, moro em Los Angeles, estudo num colégio cheio de rapariga......."

A MINA, PRATICAMENTE, SÓ FALTA COLOCAR O RG, DE TANTA INFORMAÇÃO SOBRE SI MESMA.

Peço desculpas, mas quando a fanfic começa assim, eu não faço questão de continuar a leitura.

Não é muito bacana quando a personagem se apresenta no início do capítulo, pois (na minha opinião) é mais legal quando você vai descobrindo a personalidade dos personagens no decorrer da fanfic.
Se você coloca a vida do/da protagonista num capítulo, que graça tem? Além de que, a leitura fica cansativa. Os leitores esperam criatividade e inovação!

Tente começar o primeiro capítulo com uma cena emocionante, que cause adrenalina na leitura. Que instigue o leitor a querer mais daquela história.

3- Diga NÃO aos clichês

ZAYNTE, please.
Não façam fanfics estilo "A Filha do Gangster", "O melhor amigo do meu irmão", "A Nerd e o Popular"....

Tecnicamente, você sabe o que acontecerá nessas fanfics antes mesmo de ler a primeira frase do capítulo.

Escolha seu gênero favorito (sobrenatural, criminal. colegial...) e tente imaginar algo que ninguém nunca tenha feito antes. Claro que não é fácil ter uma ideia original, mas isso é o que faz sua estória ser única.

Eu ás vezes vejo séries, filmes e até fanfics que se, eu tivesse feito um final/desenvolvimento seria muito melhor. E na maioria das vezes, os finais que imagino, são originais.
Acreditem; uma ideia única e inovadora, atrai e prende os leitores.

4- Escreva sobre o que gosta/entende

MOZÕES! Por Deus! Não façam fanfic de um determinado assunto por modinha.

a) Modinha vem, mas também vai embora. Chega a um certo ponto que é enjoativo ler o mesmo tipo de coisa.
b) Quando você escreve o que não gosta, as ideias não fluem tão bem. 
Acreditem, já passei por isso. Consegui bastante leitores, só que eu não me sentia bem escrevendo sobre aquele tipo de conteúdo.
c) Quando você escreve sobre o que entende e gosta, você escreverá com muito mais criatividade e amor. O que é ESSENCIAL para uma fanfic ser boa.

ESPERO QUE MINHAS DICAS TENHAM AJUDADO.
BEISITOS DA TIA DANGER <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário