Aula Texto | Cena de Ação 1: Preparativos

|


Olá, amoras!

Essa é a primeira aula que estou escrevendo para o VS e espero muito que gostem.

Resolvi que seria mais fácil separar essa temática em duas partes:
  1. Cenas de ação: Preparativos
  2. Escrevendo uma cena de ação: Dicas


Como escrever uma boa cena de ação?

Aula 1: Preparativos



Antes de mais nada, quando se trata de escrever uma cena de ação há alguns tópicos que devem ser estrategicamente pensados para que se obtenha um bom resultado:
  • Os personagens envolvidos;
  • A causa do conflito;
  • O local;




Os personagens:

Obviamente, os personagens envolvidos são de extrema importância em qualquer tipo de cena, entretanto, quando se trata de um conflito esse quesito deve ser bem elaborado. Isso se dá porque nessas ocasiões é preciso pensar em muito mais do que um nome e características físicas, há também alguns “extras” que podem fazer diferença na briga, como por exemplo o histórico de vida da personagem.

O que é o histórico de vida?
O histórico de vida da personagem são as experiências responsáveis por construir seu caráter.

Exemplo:

  • Uma garota religiosa que cresceu dentro da igreja agirá em uma briga de determinada maneira;

  • Uma garota que cresceu numa parte violenta da cidade, agirá em uma briga de outro jeito.



A causa do conflito:

Devemos concordar que um conflito físico sem um motivo aparente se torna algo “jogado” no meio texto.
É de extrema importância que o leitor entenda o que está acontecendo. Apresentando um porquê da briga você faz com que, automaticamente, ele “escolha um lado” e assim interaja com sua narrativa. Uma leitura dinâmica é sempre mais instigante.




O local:

Quando falamos de um lugar onde a cena ocorrerá, há muito mais do que simplesmente o ambiente. Durante uma luta as personagens interagem entre si e também com o restante do meio, o que significa que os elementos que o compõem são determinantes para o momento. Esses elementos podem ser objetos ( mobiliário, armas de fogo, armas brancas, etc) ou estruturas (paredes, pilares, escadas, etc) e, independente de que tipo, poderão oferecer ou não vantagens a algum indivíduo envolvido no conflito.




Bom, agora você sabe exatamente no que precisa pensar antes de começar a escrever sua cena de ação. Tendo esse três tópicos em mente e , se possível, listados em um papel basta começar a escrever. Na próxima aula algumas dicas que poderão ajudar na hora de efetuar essa tarefa.





Um comentário: